
Guiné-Bissau

Publicações

Dedicada ao 1º Seminário de Energia e Clima da CPLP, a primeira edição da revista "Energia e Clima na CPLP" reúne diferentes artigos sobre os mecanismos de financiamento climático para a aceleração da transição energética nos Estados-Membros da CPLP.

Em Bambadinca, na região de Bafatá, foi implementada uma mini-rede de energia em Julho de 2015, com o apoio da TESE - Associação para o Desenvolvimento, Direcção Geral da Energia, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre outros.
Notícias

Na semana de 16 a 21 de Fevereiro, a ALER viajou até São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau para participar em diferentes encontros.

Na semana de 7 a 10 de Outubro, a ALER esteve de visita à Guiné-Bissau para a coordenação de diferentes actividades e projectos a implementar no país.
Associados

Sociedade de advogados com sede em Portugal que combina a oferta de um escritório full-service com a expertise de uma relojoaria jurídica. Há mais de 50 anos que se pautam por abordagens inovadoras e criativas que resultam em soluções concretas e estratégicas, promovendo uma defesa eficaz dos interesses dos seus clientes. Apoiam os seus clientes em todo o espectro do direito sempre como um parceiro de negócio nas tomadas de decisão mais estratégicas. A PLMJ possui advogados especializados que conhecem bem a realidade dos sectores e mercados onde atuam, mantendo sempre um contacto próximo com os respectivos reguladores sectoriais.
Com o objectivo de estarem sempre próximos dos seus clientes, foi criada a PLMJ Colab, uma rede de colaboração com escritórios de advogados distribuídos por Portugal e por outras geografias com ligação cultural e estratégica ao nosso país. A PLMJ Colab optimiza recursos e responde de forma concertada aos desafios internacionais dos seus clientes, onde quer que se encontrem. Contam ainda com várias desks internacionais que contam com equipas multidisciplinares experientes no acompanhamento e assessoria a investidores internacionais. Estas equipas além de conhecerem as idiossincrasias da língua e cultura, possuem um profundo conhecimento do mercado, legislação e funcionamento da economia do território em questão.

A MIRANDA & ASSOCIADOS (“Miranda”) é uma sociedade de advogados que presta serviços em todos os ramos do direito e que tem a sua sede em Lisboa. A Firma integra cerca de 160 colaboradores, dos quais mais de 110 são advogados. Ao longo dos anos, a Miranda tem sido constantemente classificada como a mais internacional.
O seu objectivo é conjugar os mais exigentes padrões internacionais com os conhecimentos obtidos a nível local, para que possam prestar assistência contínua e integrada às principais empresas nos seus mais importantes desafios, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Ao longo dos seus mais de 35 anos de experiência, os seus advogados desenvolveram uma vasta e reconhecida experiência nas mais variadas matérias e indústrias.
A MIRANDA é membro fundador da MIRANDA ALLIANCE (“Miranda Alliance”), uma rede de escritórios de advogados, predominantemente, mas não exclusivamente, presente em países de língua oficial portuguesa. Actualmente, a Miranda Alliance abrange 15 jurisdições: Angola, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gabão, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, República Democrática do Congo, República do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal e Timor-Leste; e com um escritório de ligação nos Estados Unidos da América (Houston).
Como prestadora de serviços jurídicos full-service, são referenciados em diversas categorias e áreas de prática. Destacam-se o prémio International Law Firm of the Year atribuído em 2019 nos Africa Legal Awards, e o prémio de Lusophone Africa Law Firm of the Year, atribuído pela Chambers and Partners, nas quatro e únicas edições desta categoria - 2018, 2021, 2022 e 2023.
Eventos

A II Conferência de Energia da CPLP terá lugar a 27 e 28 de Maio de 2025, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, Portugal, e será palco para a divulgação dos últimos desenvolvimentos e projectos âncora das transições energéticas em cada país membro, com vista à valorização dos recursos endógenos e diversificação da matriz energética, para assegurar um acesso universal, fiável e acessível a todos, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento sócio-económico.

O 4º Seminário de Energia e Clima da CPLP terá lugar no dia 26 de Março de 2025, em São Tomé e Príncipe, e centrar-se-á, sobretudo, na concertação de um Roteiro de Cooperação de Energia e Clima na CPLP até 2030.
Formação

O Workshop de Empreendedorismo e Startups de Energia Sustentável teve a duração de dois dias, e foi uma formação online para empreendedores e startups na área da energia sustentável.

O Programa de Energia Sustentável para Mulheres decorreu entre Fevereiro e Julho de 2022 e teve como o objectivo o empoderamento e a capacitação de mulheres de São Tomé e Principe, Cabo Verde e Guiné Bissau.